Cancel Preloader
hosting image
veja os equipamentos que identificarão o coronavirus

Veja os equipamentos que identificarão o coronavírus em passageiros

Militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBM-DF) apresentaram os novos equipamentos que identificarão pessoas com suspeita de infecção pelo coronavírus. Os aparelhos serão utilizados em espaços com mais circulação, como o Aeroporto de Brasília e a Rodoviária Interestadual. A demonstração ocorreu na tarde deste sábado (14), no Salão Branco do Palácio do Buriti.

Serão utilizadas 20 câmeras térmicas (aparelho de identificação da temperatura corporal), três coriolis (análise do ar no local) e duas veredus (equipamento que fará a comparação da amostra coletada da saliva do passageiro com o chip que tem o genoma do coronavírus). A previsão é de que os aparelhos comecem a ser usados ainda essa semana em ônibus e em aeronaves internacionais que desembarcarão na capital. “Temos um total de 25 vôos de outros países que chegam em Brasília toda semana. A ideia é que, na hora que ela pousar, os militares façam o procedimento”, explicou o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.

De acordo com Lorena Ataydes, major do Corpo de Bombeiros, na Rodoviária do Plano Piloto, na Interestadual e na de Taguatinga, inicialmente, apenas a câmera térmica será testado. Nos aeroportos, além da câmera térmica, o coriolis e o veredus estarão disponíveis. “Estima-se que o procedimento para detectar a temperatura corporal leve em torno de 30 minutos. Caso a gente detecte alguma elevação, o passageiro será  levado a um lugar reservado para fazer os outros dois testes, que é a coleta de saliva e comparação com o genoma do vírus. Este, deve durar cerca de duas horas”, disse.

Utilização

Os aparelhos foram adquiridos desde a Copa do Mundo de 2014 e estão no Corpo de Bombeiros. Contudo, segundo informou o secretário de Segurança Pública, a equipe ainda aguarda a chegada do genoma da Covid-19 para utilizar o aparelho veredus, que fará a comparação e detectará se a pessoa está infectada. “A análise dessa amostra só será possível com a chegada do chip com o genoma”, disse. A pasta ainda não deu previsão.

Fonte Manaus Alerta: https://manausalerta.com.br/veja-os-equipamentos-que-identificarao-o-coronavirus-em-passageiros/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradutor