Aeroporto de Brasília tem câmera que mede temperatura
Equipamento fabricado pela chinesa Hikvision é o primeiro a ser instalado no Brasil.
O Aeroporto Internacional de Brasília, administrado pela Inframérica, adotou a ferramenta da Hikvision, chinesa especializada em soluções de IoT em vídeo, para detectar a temperatura dos passageiros.
Segundo a empresa, o aeroporto é o primeiro no Brasil a ter a solução, instalada no salão para embarque doméstico do aeroporto da capital federal.
A câmera é capaz de detectar a temperatura na superfície da pele de 30 pessoas ao mesmo tempo, com precisão de ± 0,3°C, além de emitir alertas em caso de suspeita de alta temperatura.
Além disso, a tecnologia tem resolução de 384×288 em canal termográfico, sensor de alta sensibilidade, alarme de detecção de alta temperatura, módulo óptico com resolução de 4 MP e fusão de imagem de visão dupla, com visualização imagem por imagem.
De acordo com a Hikvision, o objetivo é realizar um crivo preliminar e rápido em locais de grande circulação. Uma vez detectada qualquer anormalidade, o recomendado é que as pessoas sejam submetidas a dispositivos de medição clínica.
O comunicado não informou quais medidas serão tomadas em Brasília neste caso.
“Soluções para medição de temperatura são necessárias para prevenção e controle da situação crítica atual. Estas são parte de um processo utilizado nos aeroportos do mundo todo”, ressalta Alvaro Junior, diretor de vendas da Hikvision no Brasil.
Fundada em 2001, a Hikvision possui mais de 34 mil funcionários, dos quais mais de 16 mil são engenheiros de pesquisa e desenvolvimento, e está presente em mais de 150 países.
“Esta solução termográfica e o alerta quanto ao uso de máscaras que está sendo disponibilizado no Aeroporto de Brasília, têm o objetivo de garantir ainda mais segurança para o passageiro na hora de voar”, afirma Juan Djedjeian, vice-presidente da Inframérica.
O aeroporto de Brasília foi privatizado em 2012, com um investimento total previsto de R$ 2,85 bilhões para 25 anos de concessão.
Ele é o terceiro maior do país em movimentação de passageiros, com uma média de 46 mil pessoas ao dia, e o maior em capacidade de pista, podendo operar mais de um voo por minuto.