Visão multiespectral
Espectroscopia
Espectroscopia é a técnica que é usada com bastante frequência para realizar o controle de qualidade em laboratórios, pois requer uma série de aspectos específicos que só podem oferecer essa técnica. A visão multiespectral seria o resultado da aplicação de técnicas de visualização de câmeras que detectariam múltiplos espectros de luz ao mesmo tempo.
Câmeras multiespectrais
Câmeras multiespectrais criam imagens do objeto usando dezenas ou centenas de comprimentos de onda ao mesmo tempo. Este tipo de câmera é uma combinação compacta de um espectrógrafo e um inspetor de câmeras de matriz. Isso gera uma imagem multiespectral que pode resolver aplicações colorimétricas em aplicações industriais e científicas.
De fato, quando comparada aos sistemas de imagem baseados em filtros, a câmera multiespectral fornece maior resolução espacial e espectral, permite a seleção flexível de comprimentos de onda por software, e também tem ampla cobertura espectral, variando de ultravioleta a infravermelho, naturalmente incluindo espectro visível.
Sistemas multiespectrais
Essas câmeras podem funcionar em espectros visíveis e infravermelhos, geralmente divididos da seguinte forma:
- VIS: Detecta luz visível.
- VNIR: Detecta luz visível e alcance mais próximo do infravermelho.
- NIR: Detecta luz perto de ondas infravermelhas.
- SWIR: Detecta luz infravermelha, mas de ondas curtas.
- MWIR: Detecta luz infravermelha na onda média.
- LWIR: Detecta luz infravermelha na onda longa.
Aplicativos e benefícios
Como você pode ver, há uma grande variedade de câmeras multiespectrais. Isso não é coincidência, mas deve-se diretamente à necessidade de aplicar cada um deles aos diferentes setores em que são utilizados. Desta forma, um tipo de câmera multiespectral é alcançada para cada caso e necessidade.
- Controle de qualidade na indústria cerâmica: Permite uma análise de argila e outros tipos de matérias-primas em grande detalhe.
- Diagnósticos médicos: Permitem desenvolver exames e diagnósticos menos invasivos e sem a necessidade de o paciente se submeter a uma operação.
- Agricultura: O uso de câmaras multiespectrais permite detectar a condição boa ou ruim de determinadas culturas, bem como localizar pragas em algumas culturas utilizando um sistema de mapeamento de biomassa.
- Defesa: Tem diferentes tipos de uso embora, de todos eles, talvez a detecção de minas antipessoais seja a mais proeminente.
- Meio Ambiente: O uso de câmeras multiespectrais permite a localização e identificação de certos tipos de contaminantes e produtos químicos tóxicos.
- Técnicas de cor : Possui aplicações variadas, desde o setor artístico, como a pintura, até o setor têxtil.
- Geologia: Câmaras multiespectrais são frequentemente utilizadas no reconhecimento da terra, bem como na localização de alguns metais preciosos e na análise de restos sedimentares.
- Proteção florestal e florestal: A visão multiespectral permite um mapeamento de certas terras com muita vegetação obtendo resultados muito satisfatórios. Isso, por sua vez, é de interesse na realização de trabalhos de prevenção contra incêndios.
- Setor hídrico: O uso de câmaras multiespectrais no setor hídrico permite a observação tanto em terra quanto na água, permitindo desenvolver estudos aprofundados de toda a superfície e área envolvidas.