O aplicativo da câmera de temperaturas: como Sport faz da tecnologia aliada contra Covid-19
Rubro-negro está em processo de adequação do CT após liberação para treinos presenciais, e comissão técnica estipula ferramentas para utilizar na retomada dos trabalhos na temporada
A pandemia causada pela Covid-19 trouxe aos clubes de futebol, sobretudo, desafios. Desde as manobras financeiras, com salários e dívidas, até o desenvolvimento de protocolos, para viabilizar uma volta às atividades presenciais dentro das recomendações de saúde. Mudanças de rotina precisam ser feitas. No Sport, a tecnologia se tornou uma fundamental aliada neste sentido.
Durante as movimentações à distância, o clube utilizou o que chama de “inteligência artificial“, com um aplicativo, para monitorar os atletas. A novidade, entre os equipamentos do Leão, será mantida na retomada dos treinos presenciais, autorizados pelo governo do estado a partir de 15 de junho.
Isso principalmente porque, de acordo com o fisiologista do Sport, Inaldo Freire, com o intuito de reduzir o risco de contaminação pela Covid-19, a comissão técnica decidiu adiar o uso do sistema de controle de cargas por meio das fitas com GPS, como costumava fazer. Recorrendo, portanto, ao novo sistema.
Antes mesmo do Sport aderir, essa tecnologia vem sendo utilizada para treinos presenciais no futebol feminino de clubes como Chelsea e Bahia, com o intuito de fazer o controle de cargas de acordo com o ciclo menstrual das atletas.
No Rubro-negro, o aplicativo substituirá, por tempo ainda indeterminado, o sistema que vem sendo utilizado pelo clube há pelo menos dez anos. Segundo Inaldo Freire, o Leão aderiu a diferentes modelos de GPS ao longo do tempo e tem o sistema atual desde 2016, mas que precisou ser suspenso durante as atividades à distância.
O fisiologista explica que, principalmente durante a pandemia, a tecnologia do aplicativo continuará sendo determinante para o planejamento da comissão técnica.
Controle de temperaturas
Mas essa não foi a única medida estipulada pelo Leão, que está em processo de adequação do CT para receber os atletas. Além da testagem semanal para a Covid-19, o clube planeja utilizar a câmera da termografia, com um programa recém-adquirido, para medir a temperatura dos atletas e monitorar sintomas para a infecção respiratória.
No início deste mês, uma empresa do polo automotivo na cidade de Betim, em Minas Gerais, voltou a operar em capacidade reduzida adotando, entre as medidas, o uso das câmeras termográficas na entrada da fábrica. O controle da temperatura corporal vem sendo feito dessa forma também em aeroportos e regiões de fronteira de países como Austrália, Rússia, Singapura e Sérvia.