Colbún instala câmera de imagem térmica facial no Hospital Santa Maria Central e Coronel
Após a chegada do coronavírus, qualquer medida que ajude a prevenir o aumento do contágio torna-se necessária para lidar com essa pandemia que continua a adicionar efeitos negativos à saúde de milhares de chilenos.
As empresas elaboraram seus próprios protocolos e medidas, e em Colbún, juntamente com a salvaguarda da saúde de seus trabalhadores e empreiteiros e a garantia do fornecimento de energia elétrica, iniciativas e parcerias também foram promovidas para apoiar as comunidades vizinhas.
“Uma das medidas que implementamos em abril foi adaptar e convette dispositivos de medição da temperatura da água, que tem o Santa Maria Central na Baía de Coronel, para ser usado como uma câmera de imagem térmica facial para tirar a temperatura das pessoas que entram na usina”, detalhou o gerente da Usina Térmica Sul da Colbún, Daniel Laghezza.
Após os resultados bem-sucedidos da iniciativa, outra câmera de imagem térmica facial semelhante foi instalada no Hospital Coronel esta semana como parte de medidas de apoio durante a pandemia do gerador na comuna. Este medidor foi instalado em uma das receitas da exigência e permitirá tirar a temperatura de qualquer pessoa que entrar, ajudando assim a proteger a segurança de seus pacientes e equipe médica e administrativa.
Do Hospital eles valorizaram a contribuição. “A câmera foi instalada especificamente onde a policlínica e a farmácia são acessadas, onde os funcionários detêm o maior número de pessoas”, disse o Dr. Vilma Razmilic, diretor do Hospital São José de Coronel. O profissional acrescentou que a câmera representa um importante elemento diagnóstico, pois permite identificar pessoas com temperatura suspeita e encaminhamento precoce ao setor de emergência onde um exame mais minucioso pode ser feito para confirmar ou descartar uma caixa compatível com o vírus.
O dispositivo é uma inovação da empresa Ecometric, que geralmente realiza a medição de temperatura da Baía de Coronel para o gerador e que permite levar o temperatura a uma distância de 50 centímetros, evitando assim o contato direto com um eventual contágio do vírus.
Inovação e contribuição social
Como funciona essa câmera? Segundo Andrés López, gerente geral da Ecometric, o que ele faz é tirar a cara da pessoa e com ela extrai uma média da temperatura do mesmo. “É programado para que quando uma pessoa apresente 37,50 ou mais de temperatura, ela lança um alerta amarelo (mais de 37,8 o é considerado pelo Ministério da Saúde como febre) e, além disso, tem um sistema que permite que a câmera seja calibrada automaticamente para que a medição seja a mais precisa possível”, detalhou.
“Nesta situação de emergência temos estado em constante contato com a comunidade, para detectar e contribuir para suas necessidades mais urgentes. A câmera é uma inovação relevante, e acreditamos que colocar o serviço da comunidade tem um valor ainda maior”, disse o diretor regional de Assuntos Públicos da Colbún, Julián Perret.
Esta câmara também está presente na comuna de Cabrero, como parte da contribuição do Conselho de Associação Pública Privada que compõem o Município, o Conselho de Vizinhos do setor Charrúa e as companhias elétricas presentes na área, incluindo Colbún (com sua Central Los Pinos).