Câmera térmica é instalada em terminal de ônibus de Fortaleza para detectar passageiros com altas temperaturas
A câmera foi obtida por meio de uma parceria público-privada com a prefeitura.
Uma câmera térmica foi instalada na bilheteria do Terminal Rodoviário Antônio Bezerra, em Fortaleza, nesta quarta-feira (3). Segundo a Prefeitura, o dispositivo está em fase de testes e tem o objetivo de detectar passageiros com altas temperaturas corporais, um dos sintomas da Covid-19.
De acordo com Rodrigo Nogueira, responsável pela Coordenadoria de Fomento à Parceria Público-Privada e Concessões (PPPFor), órgão que promoveu a iniciativa, o dispositivo pode vir a ser instalado em outros espaços públicos caso apresente resultados positivos.
“É importante enfatizar que não haverá restrição para entrada no Terminal. Caso seja detectada a temperatura acima de 37,5°C, os passageiros serão orientados a buscar uma unidade de saúde. A câmera térmica, que está em fase de testes, também será instalada no Instituto Doutor José Frota (IJF). Caso apresente bons resultados, a ideia é replicar a iniciativa em outros terminais e órgãos da Prefeitura”, disse.
Funcionários da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) monitoram 24 horas os usuários do terminal. A câmera detecta a temperatura corporal dos passageiros por meio de emissão infravermelha.
Coronavírus no Ceará
Até a última atualização da plataforma IntegraSUS, às 9h08 desta quarta-feira (3), o Ceará contabilizou 55.472 mil casos positivos de Covid-19 e 3.524 óbitos.
A plataforma aponta ainda o município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, com 118 mortes, sendo a terceira cidade cearense a superar uma centena de óbitos, atrás de Fortaleza (2.278) e Maracanaú (131).
A quantidade de casos investigados do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em todo o estado é de 53.454. Houve a recuperação de 36.895 pessoas.