Cancel Preloader
hosting image
visão térmica

visão térmica em processos de controle de qualidade

vision termica
Toda indústria precisa reduzir o nível de erros para melhorar sua produtividade e eficiência.

Toda indústria precisa reduzir o nível de erros para melhorar sua produtividade e eficiência. Prevenir e detectar a possibilidade de grandes problemas pode reduzir custos imprevistos.

As informações fornecidas por uma câmera de visão térmica podem fazer a diferença, no momento e no desenvolvimento de uma indústria. Gostaria de saber mais?

Visão térmica – ou câmeras térmicas– é uma tecnologia criada durante a década de 1960. Seu principal utilitário é capturar imagens (vídeo ou foto) em tempo real.

Estes são usados para detectar erros e preveni-los. Isso é feito com o objetivo de manter o bom estado das máquinas. Eles são fáceis de usar. Além disso, são vitais para o crescimento e desenvolvimento de uma indústria.

O que é visão térmica ou infravermelha?

A câmera infravermelha é uma tecnologia que nos permite observar e obter imagens, a partir das emissões infravermelhas emitidas por um corpo. Estando localizado dentro de um espectro eletromagnético.

Câmeras de visão térmica funcionam capturando radiação infravermelha de um corpo ou objeto. Em seguida, converte essa emissão de energia térmica em uma imagem visível ao olho humano. Os raios infravermelhos são colocados após a extremidade vermelha do espectro de cores visíveis.

Conhecida como “região infravermelha”,localizada entre radiação de micro-ondas do espectro eletromagnético e radiação visível, o calor irradiando dos corpos. Essa energia é usada para criar imagens visíveis ao olho humano.

Todos os corpos e objetos derramam e irradiam energia. Independentemente disso, se eles estão em temperatura ambiente ou mesmo frio.

Assim, um objeto congelado, ou à temperatura ambiente, também seria suscetível a ser percebido por uma câmera de visão térmica.

Diferentes faixas de espectro de câmeras de visão térmica:

A energia espectral irradiada depende da temperatura de um objeto. Quanto maior a temperatura, maior o nível de energia e menor o comprimento de onda predominante.

O espectro infravermelho é dividido em diferentes bandas:

  • LWIR: Infravermelho de ondas longas (7 a 14 m). Para visualizar a radiação nesta banda espectral, podemos usar diferentes tipos de sensores:

-Sensores LWIR comuns: Micro-ballômetro não resfriado: o mais econômico dos sensores infravermelhos que podemos encontrar.

-Sensores LWIR refrigerados: Tipo de detector de fotos. Geralmente, ele usa um semicondutor para converter fótons em elétrons.

Usos: Segurança, vigilância, prevenção. Inspeção elétrica, inspeção predial, manutenção preventiva. Amplamente utilizado para fins militares, na tarefa de detecção, reconhecimento e identificação.

Usos: Tarefas de busca e resgate, monitoramento de processos industriais ou termografia.

  • SWIR: Infravermelho de ondas curtas (0,9 a 2,5 m). Com resolução muito boa, eles são baseados em inGaAs ou detectores refrigerados MCT. Eles trabalham principalmente, com luz refletida. Este tipo de câmeras de visão térmica podem funcionar dia e noite.

Usos: Controle de processos on-line, biomedicina, sistemas de segurança e vigilância ou espectrometria.

A importância das câmeras de visão térmica no desenvolvimento da indústria:

Detecção de erros e falhas, prevenção de acidentes, melhoria de aplicações industriais e busca de progresso, melhoria e desenvolvimento são algumas das razões para fazer uso de uma câmera de visão térmica.

  1. A busca por diagnósticos bem-sucedidos e conclusivos economiza custos econômicos. Antecipar-se a uma falha na aplicação industrial pode ser vital para a sobrevivência de uma indústria. Assim como por seu desenvolvimento tecnológico.
  2. Evitar males muito maiores, como incêndios, é outra das principais razões para instalar uma câmera de visão térmica. O controle minucioso das aplicações industriais é útil para antecipar tarefas de manutenção, bem como possíveis acidentes.
  3. Aumentar a velocidade de produção e torná-la eficiente, reduzindo custos, é necessário para uma indústria que pretende ser competitiva. Ao reconhecer e detectar falhas, poderemos implementar estratégias de desenvolvimento.
  4. Ficar na vanguarda da tecnologia nos permitirá ficar à frente da concorrência. Câmeras de visão térmica nos ajudam a ver o que nossos olhos não vêem. Quando analisamos e interpretamos a radiação dos objetos, reconhecemos até mesmo problemas invisíveis.

Principais benefícios do uso de câmeras de visão térmica:

  • Benefícios economizando tempo e dinheiro.
  • Armazena as informações.
  • Ele fornece uma visão geral da situação.
  • É fácil de usar.
  • Localize e identifique o problema.
  • Colabora na prevenção de grandes problemas (roubos, incêndios…)

Principais usos da visão térmica em processos de controle de qualidade:

A concorrência da indústria atual exige desenvolvimento constante e progresso na qualidade do produto final. Controlar a qualidade é vital para sobreviver e obter benefícios ideais.

  • Câmeras de visão térmica captam a temperatura das aplicações industriais, prevenindo incêndios ou superaquecimento de máquinas.
  • Armazenam informações que podem ser estudadas e interpretadas, levando à busca pelo avanço e melhoria da cadeia produtiva.
  • Sua acessibilidade permite um uso versátil e confortável para o consumidor.
  • Detecta, localiza e identifica um problema específico. Isso nos permite agir, procurando uma solução.
  • As diferentes faixas de espectro, permitem-nos escolher a câmera de visão térmica de que precisamos, dependendo de sua funcionalidade.

câmera térmica é de grande ajuda em processos de controle de qualidade. Facilita o trabalho, reduzindo custos e fornecendo informações valiosas. A qualidade é essencial dentro de uma indústria competitiva.

Diferentes faixas de espectro as tornam versáteis. Eles são acessíveis e necessários. Nenhuma indústria pode crescer se não prevenir e detectar falhas. Se você não desenvolver sua tecnologia de forma consistente.

É por isso que as câmeras de visão térmica estão cada vez mais em demanda. E é que ser capaz de resolver um problema a tempo (ou chegar à frente dele) faz toda a diferença.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradutor